Digam o que disserem as sondagens,o sentimento mais generalizado é que este governo já esgotou o seu capital de crédito e confiança e que isso se alia a uma crise do sistema político.
É altura de tentar fazer algo diferente quer politica,quer economicamente.
Em termos económicos é fácil ver que esta desvalorização interna(baixa de salários e empobrecimento geral),necessária para nos mantermos no euro,é impossível. A solução, a primeira e mais fácil é sair do euro.Não é uma coisa tão absurda, como explicam vários economistas reputados
Depois há que reformar o sistema político. Aqui há duas reformas simbólicas.
A primeira é acabar com o Tribunal Constitucional. Os juízes ordinários devem-se habituar a aplicar a constituição e os do tribunal constitucional, a maior parte das vezes são uma amostra de juízes, gente sem saber, sem currículo, sem reputação, devem sair.
A segunda reforma é criar uma segunda câmara apartidária.Como ? Seguindo o velho exemplo clássico e elegendo por sorteio e não por voto os membros dessa câmara. Qualquer um que pudesse ser júri poderia ser eleito por um ano (sem releição e com incompatibilidades fortes)para um Senado onde representaria a Vox tribunícia do povo, sem intermediações.
Há que pensar para além de uma democracia que parece legitimadora ,mas não o é.
Sem comentários:
Enviar um comentário